Redesign da vertical de imóveis
Proposta para alteração de layout com o intuito de deixar o site com um look and feel mais moderno.
Motivação
O intuito deste projeto é atualizar o look and feel da vertical de imóveis, pois já levantamos em pesquisa que o layout desatualizado da OLX compromete a sensação de segurança.
Objetivo
Dar uma sensação de atualização do site e prever pequenas alterações e melhorias já mapeadas previamente em outras pesquisas da vertical de imóveis ou mesmo de outras verticais.
Criação de uma home para imóveis
Com base nas necessidades de SEO e publicidade, criamos uma home para a vertical de imóveis. Nela precisamos apresentar um campo de filtros por localização (maior dor dos nossos usuários), links para as categorias de imóveis, chamadas para o financiamento e dizer que a OLX é segura.
Precisamos de um espaço de anúncio em destaque, criando assim mais um tipo de produto que se destacaria na home de imóveis.
Colocamos também uma chamada grande para os imóveis certificados, um produto com parceria com a Bradesco, onde os imóveis apresentados já viriam com toda a documentação do imóvel e do vendedor aprovada.
Além destas novas funcionalidades, iremos criar uma área exclusiva para imóveis em lançamento, muito pouco trabalhada dentro da OLX. Com essa nova funcionalidade, pretendemos subir o número de imóveis cadastrados, bem como o acesso a esses imóveis.
Depois, iremos criar uma área onde as construtoras/incorporadoras possam agrupar os seus imóveis, bem como as corretoras. Seria uma nova forma de divulgação, criando então uma nova forma de receita à vertical de imóveis.
Resultado da busca
Na nova proposta para o resultado da busca, apresentamos uma nova opção de menu lateral, onde o usuário pode:
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Alterar, inserir uma localização;
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Mudar o tipo do imóvel com mais destaque;
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Filtrar resultados especiais para financiamento (além dos filtros clássicos como número de quartos, vagas, banheiro e m²). Dentro desta criação, novos filtros de características foram criados e divididos em três grandes grupos: esporte e lazer, condomínio e serviços, segurança e cômodos. Com o intuito de deixar mais fácil para o usuário encontrar as características que deseja filtrar, além do mais, agora a OLX terá as principais características em forma de filtro.
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Buscar, dentro de um campo aberto, uma busca contextual.
No card do anúncio, colocamos mais informações como: valores de condomínio e IPTU, deixamos com ícone as características para chamar mais atenção, colocamos uma chamada para o financiamento, para estimular fazer uma cotação. E o principal: aumentamos a imagem e adicionamos a regra que ela deverá sempre preencher toda a Thumb, e o excesso deve ser cropado.
Também criamos dois formatos de exibição de busca, um em lista e outro em grid. Na lista, o usuário tem menos anúncios por página, porém tem mais informações do imóvel, e em grade (grid), o usuário tem fotos maiores e mais anúncios por página.
Aumentamos, de forma significativa, os espaços de publicidade, mas deixamos bem claro na interface quais são, com o intuito de não confundir a navegação por entre a página, além de termos colocado a funcionalidade de “salvar busca” também em desktop.
Detalhe do anúncio
O foco do detalhe do anúncio é trazer informações de localização, características, valores, dentre outros. Para isso, começamos aumentando as imagens da galeria, ocupando toda a extremidade da página.
Logo abaixo, estão as características base de um anúncio de imóveis, seguindo todas as características do condomínio e do imóvel. Colocamos ícones para facilitar a identificação do item na lista.
Adicionamos a funcionalidade de agendar visita e deixamos dicas sobre o valor do imóvel. Nesta versão, colocamos a calculadora de financiamento direto na página.
Para atender pedidos dos nossos usuários, colocamos informações relacionadas a bairro direto na página e deixamos um campo aberto de perguntas e respostas que o anúncio recebeu, mas continuamos a ter a funcionalidade de chat.
Resultado Final (Desktop)
O ReDesign foi bem aceito pela equipe de design e produto, porém como o sistema do site da OLX é muito antigo feito em monolitico, implementações mais robustas, custa muito caro.
A solução foi quebrar essa implementação em pequenos blocos o primeiro a ser desenvolvido foi o AdCard.