ReDesign do AdCard para todo o Portal OLX
Surgiu a necessidade, na vertical de imóveis, de inserir mais conteúdo no card para M-Site.
Motivação
Analisando o funil de conversão de resultado da busca para detalhe do anúncio, verificamos que, em M-Site, onde temos o maior número de usuários, a conversão era menor que em desktop.
Objetivo
Trazer os números de conversão do funil para uma lógica clara, para que o dispositivo que tem maior acesso ter maior conversão.
Análise da conversão
Analisando a conversão do site em funil, observamos que, em M-Site, onde temos o maior tráfego, a conversão era menor para o detalhe do anúncio, já em desktop, temos uma conversão maior do que em M-Site.
Análise do resultado da busca
Através destes números, analisamos a página do resultado da busca para identificar as principais diferenças entre desktop e M-Site e constatamos que, em desktop, havia mais informações sobre o imóvel do que em M-Site.
Para comprovar que esse seria o problema relacionado com a conversão, realizamos uma pesquisa com os nossos usuários e pedimos para que eles nos dissessem quais são as informações que consideram mais importantes para aparecer no anúncio do imóvel, resultando na lista a seguir (do mais importante para o menos importante).
Resultado da pesquisa
24%
22%
14%
10%
8%
5%
4%
3%
3%
2%
2%
1%
1%
1%
Endereço do imóvel
Valor do imóvel
Tipo do imóvel
Nº de quartos
Tipo da transição
Descrição do anúncio
Valor do condomínio
Nº de Banheiros
M² do imóvel
Data que foi publicado
Nome do Anunciante
Nº de Vagas
Título do Anúncio
Ação de Favoritar
Pesquisa realizada via Hotjar. Obtivemos 3.457 respostas, pensando em nossa audiência, que é de 7M, então precisávamos de 2.401 resposta, com uma margem de erro de 2%, para conseguir 95% de grau de confiabilidade de nossa amostra.
Exibição no M-site
1º Endereço do imóvel
2º Valor do imóvel
3º Data de publicação
4º Nome do anunciante
5º Título do anúncio
6º Ação de favoritar
Exibimos somente 6 informações das 14. Destas, somente 2 informações são as mais importantes, segundo nossos usuários.
“Fortes indícios que
seria esse problema”
Processo cross liga
Como nem tudo são flores, não poderíamos simplesmente adicionar essas informações no AdCard de imóveis, pois coexistimos com outras verticais, tipo auto, goods, além de, nesta página, haver publicidades e ainda precisarmos deixar alinhado com a nossa equipe de design system (DeSapega).
Para isso, precisamos ter cuidado, pois cada liga estava em um momento diferente de projetos e metas, relacionadas ou não ao resultado da busca. Para isso, coloquei todos em um war room a fim de levantarmos quais eram os requisitos e fazermos uma proposta que atendesse a todas as necessidades.
Estrutura do card
Com base em todas as necessidades mapeadas pelos outros times, além das necessidades do time de imóveis, criamos uma estrutura onde definimos os espaços core (que devem ser fixos e não podem ser mudados), os espaços opcionais e os espaços em que a vertical pode colocar qualquer informação que ache pertinente, além de ter criado um outro formato de visualização em forma de galeria. Neste formato, o usuário teria acesso a uma imagem maior do anúncio e, com isso, tentar aumentar a conversão para a página de detalhe do anúncio. Veja, a seguir, o resultado.
CONTEÚDO FIXO – Conteúdo de core, são os básicos para um anúncio como: preço, título, localização e data do anúncio.
CONTEÚDO OPTATIVO – A vertical pode escolher se coloca esse tipo de conteúdo ou não, mas não pode mudar as informações, são eles: contador de fotos e vídeos, badges e link.
CUSTOMIZADO – A vertical pode colocar a informação que acha pertinente ou mesmo não colocar nenhuma informação.
Com base nesta estrutura, veja, a seguir, o resultado do card:
Imóveis
Autos
Goods
Conseguimos colocar em desktop, M-Site e formato galeria, 13 das 14 informações mais importantes. Já em M-Site e apps, estamos mostrando 11 informações das 14 mais importantes, além de conseguir colocar as thumbs com a imagem maior e com a navegação entre as fotos.
Levantamos, com a vertical de autos, que a necessidade era colocar a badge do Feirão de Autos. Para conseguirmos conciliar as informações apresentadas, definimos hierarquias para elas. Sendo assim, definimos uma regra: quando apresentamos badges não mostramos as informações de preço detalhado e subtítulo como apresentamos em imóveis.
Seguindo a mesma estrutura de informação apresentada em Autos, porém na vertical de goods, há a necessidade de apresentar mais badges. A solução foi colocar o informativo de mais quantidade nas telas menores, e nas telas maiores, deixar visível o que for possível.
Resultado visual
Segue abaixo algumas telas desenvolvidas para a vertical de imóveis.
Resultado da busca formato lista
Resultado da busca no formato galeria
Resultado da busca para apps
Conclusão
Para confirmar se as alterações realizadas tiveram algum resultado favorável em relação ao nosso objetivo, fizemos um teste A/B com 15% do nosso tráfego, e o resultado foi favorável em relação ao nosso objetivo principal, que era aumentar a conversão em M-Site. Conseguimos converter em M-Site, no resultado da busca para o detalhe do anúncio, de 1,32 milhões para 4,97 milhões, sendo maior que o desktop.
Todas as informações aqui contidas, como números e dados, foram alteradas para manter o sigilo das informações da OLX. A ideia do case é mostrar como foi o processo do projeto. Porém, o resultado do teste A/B são os valores reais, pois não vi necessidade em escondê-los já que não divulgam nenhum dado sigiloso da OLX, e mostram o resultado real do projeto.